10 filmes/séries que nos inspiram

Nós assistimos muitas séries e filmes, e boa parte da nossa inspiração para planejar os nossos ensaios vem disso. Vamos compartilhar os 10 primeiros títulos que vem a nossa mente, que nos inspiram não só em suas fotografias, mas nos enredos, trilha sonora, figurinos, maquiagens...tudo! Tem alguns que inspiram mais um de nós do que o outro, mas em geral, tudo serve de inspiração!


Anne With an E (2017)

É uma série da Netflix, que logo no trailer já nos conquistou. A abertura da série foi feita com pinturas do artista Brad Kunkle, que já começa nos deixando maravilhados, a história é linda, a forma que a Anne usa sua imaginação para transformar sua realidade é muito inspirador e nos fez se relacionar com ela. Quem não viu ainda e gosta de uma série leve, com uma história boa e muito linda visualmente, vejam!!!





Cantando na Chuva (1952)

Musicais sempre me passam mais informações visuais do que outros estilos de filmes, tudo acontece muito rápido, as trocas de figurinos e cenários, danças e músicas. Principalmente nos musicais mais antigos, que não tinham efeitos especiais computadorizados, os cenários sempre me chamaram a atenção, a forma que são montados e criados, e é algo que pode caminhar junto com a fotografia. Além disso, podemos ter muitas ideias de poses e movimentos de corpo a partir das danças clássicas desses filmes. Cantando na Chuva é o mais marcante, para mim, de todos os musicais, e por isso está na lista.






Mary Poppins (1964)

Mary Poppins além de ser inspiração por ser um musical, influencia pela sua história, tudo faz com que o expectador use sua imaginação para criar junto com a história e os personagens, aquele mundo mágico que a Mary Poppins sabe inventar como ninguém. Quem nunca quis arrumar o quarto só estalando os dedos? Ou entrar em uma pintura? Ou quando estiver com dificuldades, falar uma palavra que vai te transformar? Mary Poppins faz tudo isso e mais um pouco. E é um pouco desse mundo criativo e fantasioso, que tentamos trazer para as nossas fotografias, além de registrar o momento, queremos poder criar explorando nosso imaginário e fazer também que quem veja as nossas fotos use sua imaginação e crie junto com a gente.



O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

"São tempos difíceis para os sonhadores". Trata-se de imaginação, sonhos, poesia, lembranças, uma fotografia e paleta de cores de tirar o fôlego que foi inspirada no artista brasileiro Juarez Machado, uma trilha sonora perfeita de Yann Tiersen, e além de tudo isso, ainda utilizada de fotografias como parte de sua história, com as polaroid do gnomo, cabine fotográfica, álbum de fotografias. Tudo neste filme aumenta a vontade de criar. Além disso, as cenas de abertura foram filmadas em 35mm!





Forest Gump (1994)


Nos relacionamos bastante com o Forest Gump pois ele também é um contador de histórias. Através das nossas fotografias, tentamos construir uma narrativa e mostrar as pessoas o que as nossas fotografias podem se tornar. Além das histórias, da belíssima fotografia que o filme nos trás, do Oscar de Melhores Efeitos Especiais e Tom Hanks como protagonista, a trilha sonora é um ponto fortíssimo que nos inspira, se tornou um dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos na época vendendo mais de 12 milhões de cópias. Esse também é um "Must Watch"!!



A Vida é Bela (1997)

Um dos nossos filmes favoritos, essa maravilhosa obra do cinema Italiano também nos mostra como histórias podem mudar a vida das pessoas, principalmente em tempos difíceis. Roberto Benigni (diretor e protagonista do longa) nos trás uma emocionante história de uma família de Judeus durante a Segunda Guerra Mundial enviada para um campo de concentração em Berlim, e Guido, pai de Josué, faz com que o pequeno passe pelos horrores que estão inseridos de forma alegre e bem humorada. Não precisa de mais nada né? Buongiorno Principessa!!




Stranger Things (2016)


Stranger Things foi uma maratona que valeu a pena, ficamos um domingo inteiro de queixo caído, admirando essa história incrível e uma fotografia que nos leva diretamente pros anos 80 e seus filmes igualmente incríveis! Os irmãos Matt e Ross Duffer, diretores e roteiristas da série, nos trás de volta os elementos culturais da década de 80, inúmeras referências à obras de Steven Spielberg, John Carpenter e Stephen King que também amamos e nos inspira a todo momento. Não sei vocês, mas a trilha sonora da série eu faço questão de ouvir pelo menos uma vez por semana!



Coraline (2009)

Animação de Tim Burton inspirada no livro de Neil Gaiman. Só o fato de ser uma animação já chama nossa atenção, e ainda tem aquele ar de suspense e terror do Tim Burton. A animação nos traz referências diretas de muitas obras clássicas do mundo da arte, como O Nascimento de Vênus, de Botticelli e Noite Estrelada, de Van Gogh. Toda a animação criada por Henry Selick, foi feita em Stop Motion, todos os elementos (cenários, personagens, objetos) foram criados a mão e isso aumenta a tridimensionalidade na animação. Além de toda essa inspiração visual, o filme nos traz uma trilha sonora de Bruno Coulais e a participação da banda They Might Be Giants.



O Iluminado (1980)

O que falar dos filmes de Stanley Kubrick? Ainda mais quando é baseado no romance de Stephen King. Falando de Arte e suas técnicas, eu gosto muito de perspectiva central, tanto no desenho e na pintura, quanto na fotografia e em outras técnicas. No cinema não podemos falar desse assunto sem citar o grande Kubrick, só ele consegue nos levar para dentro da cena quando a câmera está posicionada exatamente no centro, ele era tão obcecado com o ponto de fuga central que ao refazer diversas vezes um take desses no filme, Jack Nicholson surtou com o diretor e disse a ele: "Só porque você é um perfeccionista não significa que você é perfeito!"




Mad Max

Mad Max (todos os 4) envolve tudo o que preciso para um universo incrível: um futuro distópico pós-apocalíptico, carros improváveis, lugares desérticos abandonados e com muitas, muitas ruínas e personagens excêntricos e com identidades visuais bem distintas. Com todos esse elementos fotogênicos não precisa nem dizer que a fotografia é incrível né? Pra finalizar um parabéns especial pra Jenny Beavan, figurinista do Estrada da Fúria vencedora do Oscar de 2016 com o filme e que destruiu com a sua presença na cerimônia!!









Comentários